Para o sociólogo britânico Colin Campbell, o consumo ajuda a construir a nossa subjetividade. Dessa forma, investigar as nossas práticas de consumo pode ser uma forma de autoconhecimento, uma vez
Nesta aula, vimos como os estudos do antropólogo Grant McCracken apontam para a importância das relações entre cultura e consumo na sociedade contemporânea, buscando compreender o significado do consumo dos
Ao estudar os rituais de consumo, aprendemos que eles comunicam o que é importante dentro de cada grupo social, possibilitando-nos analisar a concretização desses valores. O Brasil é o quarto
Nesta aula, conhecemos os conceitos desenvolvidos por Pierre Bordieu na sua obra “A distinção: crítica social do julgamento”, lançada em 1979. Ao pesquisar as práticas de lazer e consumo cultural
Ao pensar em globalização e consumo, a primeira marca que me veio à mente foi o MacDonald’s. Os números impressionam: a maior cadeia mundial de fast food possui cerca de
Na aula 7 do módulo 4, mergulhamos nos conceitos de necessidade, vontade e desejo. Vimos como é importante trabalhar a imaginação do consumidor para que ela estimule seus desejos de