Antropologia do Consumo
Antropologia do Consumo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Comida, cultura e linguagem

Comida, cultura e linguagem
Luana Hirata
abr. 19 - 3 min de leitura
000

Se a cultura é tudo aquilo que nos é ensinado para que consigamos nos inserir na sociedade em que vivemos, a comida é um instrumento importante na transmissão desses ensinamentos. Ao assistir a série Street Food fica claro como a comida e o contexto no qual está inserida dizem muito sobre as pessoas e o lugar onde vivem. Vendo dois episódios de culturas diferentes como o de Osaka, no Japão, e o de La Paz, na Bolivia, percebemos que a comida de rua tem papel fundamental em refletir as tradições de cada lugar, independente do país, pois, as barracas de rua são famosas por fazerem comidas muito tradicionais e características com os ingredientes locais. Por exemplo, enquanto na Bolivia temos os rellenos de batata, carne e molho picante da dona Emi, que refletem os ingredientes tipicamente bolivianos. No Japão temos atum, ovas de peixe e arroz.

Outro traço cultural que chama atenção é o fato de que no Japão a família e a tradição tem uma grande importância que é presente também na comida, uma vez que a maior parte das receitas são familiares e passadas de geração em geração e os herdeiros têm a maior preocupação em não alterar os sabores criados por seus antepassados. Assim como os próprios restaurantes, que são passados para o filho mais velho da família, que tem a obrigação de dar sequencia no negócio. Por outro lado, na Bolívia onde a questão da família é um pouco menos rígida, temos a Dona Emi que em seu discurso deixa claro que "quer que as filhas voem" e não precisem viver das barracas de comida. Além disso, ela mesma faz adaptações na receita tradicional para se diferenciar e atrair mais clientes, fazendo rellenos de banana e arroz ao invés de batatas.

Por fim, é interessante ver que até mesmo a noção de sucesso é diferente nas duas culturas, ao passo que para Toyo no Japão o sucesso de seu restaurante veio quando ele conseguiu ter um banheiro próprio e água encanada - características de restaurantes e barracas de comida mais estruturados no Japão, a Dona Emi na Bolívia atingiu seu sucesso quando conseguiu abrir várias filiais de seu carrinho de rellenos por La Paz, dominando a maior parte das regiões centrais da cidade.

Então, entendemos que a comida para além da nutrição mostra seu papel como linguagem que nos conta sobre a cultura de cada lugar, uma vez que ela faz parte de momentos importantes na vida dos sujeitos.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você