Para o desafio da aula II do módulo I, o episódio da série Street Food que escolhi foi o da temporada gravada na Ásia, em Cebu, nas Filipinas. Mostra um pouco da história da comida de rua de Cebu tendo como personagem principal o senhor Florêncio Escabas que mudou uma comunidade com sua sopa de enguias.
As Filipinas são um conjunto de 7.000 ilhas no sudeste da Ásia que tem em Cebu um dos principais portos. Conta com os frutos do mar e a agricultura de montanha como as principais fontes dos alimentos da região. Muitas famílias vivem lá abaixo da linha da pobreza, não tendo fogão para cozinhar, dependendo da comida de rua para se alimentar.
O senhor Florêncio é destaque deste episódio por ter conseguido mudanças para a sua comunidade através da sua sopa de enguias. Ele inicia dizendo “Se você comer enguia, a sua vida vai mudar”. Entre as memórias de seu avô pescador, Entoy, como também é conhecido, conta a sua história e as mudanças que viu acontecer na sua vila.
Apesar da biodiversidade marinha de Cebu, a quantidade de enguias sempre foi maior do que as de peixes e frutos do mar, dando ao pescador Entoy a ideia do que fazer com tantas enguias e como vendê-las. Foi quando ele decidiu usar a tradicional receita de sopa com as enguias como ingrediente principal. Com a ajuda de sua esposa que cozinhava muito bem os dois foram experimentando os temperos até chegar ao resultado que os agradou, virando este o prato de seu pequeno restaurante. No princípio, com acesso difícil pela falta de estrada, Entoy ficou em dúvida se as pessoas chegariam até ele. O fato é que chegaram e gostaram do prato e passando um tempo, foi observado que os casais sem filhos, após comerem a sopa de enguias, tinham filhos. Isso fez com que a sopa passasse a ser associada a mudanças no corpo, ao aumento da libido, sendo considerada afrodisíaca e apelidada de “Viagra dos cebuanos”.
Nessa primeira parte da história, já com o sucesso do restaurante, o casal Escabas passa a ser reconhecido pela comunidade por trazer turistas e possibilitar a construção de uma estrada facilitando o acesso à vila e abrindo oportunidades também para outros restaurantes e barracas de comida de rua na região.
Marcando um segundo momento, o restaurante e a vila são atingidos pelo furacão Yolanda, em 2013. E os barcos usados nas pescas foram destruídos. Após esse acontecimento, o senhor Entoy teve um derrame ficando debilitado para trabalhar e sua esposa morre de infarto. Nesse momento, a família e a comunidade se unem para reerguer o restaurante diversificando também o cardápio sem deixar a sopa de enguias de fora.
O senso de comunidade aparece aí para reforçar a importância das tradições locais, do pertencimento e dos valores aprendidos e que são atribuídos aos ancestrais que contribuíram para a formação daquela cultura local.
Já é conhecido que a culinária está geralmente associada às atividades de cultivo e criação de animais em torno da geografia e clima de cada região. O que torna a culinária como característica cultural é o que se faz com aqueles ingredientes e o significado que se atribui a cada um deles. Para algumas culturas, comer enguias pode ser repugnante, para outras pode trazer vigor, ser algo afrodisíaco, trazer prosperidade e mudança de vida, como é o caso na comunidade de Cebu.
Além da sopa, o episódio também mostra outros personagens e receitas tradicionais como o porco assado em vara de bambu, o rolinho primavera e o bolinho de arroz com molho borbulhante de cérebro de porco. Receitas estas aprendidas através de gerações anteriores e que com o tempo foram sendo adaptadas pelas gerações atuais às necessidades econômicas da região.
Isso mostra também que mesmo mantendo a tradição como raiz da cultura local, ela está em constante atualização e adaptação seja por mudanças bruscas causadas por fenômenos da natureza como furacões, ou pela economia e hábitos dos mais jovens. E justamente estes jovens por terem a possibilidade de acesso a novas tecnologias e outros modos de vida exteriores à suas comunidades de origem, faz-se necessário levar determinadas mudanças seja no modo mais higiênico de servir um prato ou em diversificar um cardápio do restaurante.