Antropologia do Consumo
Antropologia do Consumo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

O consumo de tie-dye como exemplo de Bubble Up na moda

O consumo de tie-dye como exemplo de Bubble Up na moda
Aline Hessel dos Santos
ago. 16 - 1 min de leitura
000

Tie-dye é a técnica de tingimento artesanal de tecidos ("amarrar e tingir" em inglês), símbolo do movimento hippie nos anos 60 e 70, que vem invadindo as lojas de departamento e marcas influentes nos últimos tempos. E não é uma técnica moderna. Mesmo com seu auge com o movimento de contracultura dos EUA, há registros milenares em países asiáticos e do continente africano.

É essa referência tirada do periférico, indo para grandes marcas e produções em escala, que chamamos de Bubble Up. Em casa as pessoas começaram a testar o do it yourself que essa customização proporciona e as marcas viram a oportunidade de participar do movimento e vender belíssimas peças já prontas.

O consumo em grande escala não vem com o mesmo significado de explorar a técnica com suas próprias mãos, a exclusividade que ela entrega, experimentar um resultado indefinido e surpreendente... mas por outro lado consegue vender o visual, nostalgia e mensagem de liberdade de antes, principalmente neste período pandêmico de isolamento social e impaciência com o mundo atual.

 

Fontes: Elle - Harpers Bazaar
Imagens da montagem: Unsplash

 

 


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você