Diferentes ocasiões, mesmas asas eles dizem. A Redbull, sem dúvidas, é requisitada em diversas ocasiões e reforça sua presença na mente do consumidor com maestria. Ela inspira aventuras que podem ser das mais banais até as mais radicais e isso porque possui um ecossistema totalmente alinhado e que se retroalimenta de maneira natural.
Ela se firmou com maestria no universo dos esportes, tendo patrocínios, organizando eventos e até tendo a sua própria equipe, como o caso da F1 e futebol. A Red Bull tem como estratégia de marketing e negócios a produção de conteúdos relacionados à marca capazes de transmitir os valores da empresa e gerar engajamento do público para com eles.
Indo além dos esportes, a Red Bull tem marcado a sua presença com o público mais jovem também indo ao encontro deles com ativações em faculdades e festas universitárias por meio de estudantes escolhidos para disseminar e promover a marca constantemente. Além dessas ativações, eles lançaram o programa Red Bull Basement que tem como objetivo fomentar soluções que usam a tecnologia para melhorar a experiência universitária.
A marca se posiciona tão bem que sabe exatamente como entrar em cada esporte, como se atrelar a figuras públicas e com relação ao marketing esportivo, eles possuem ativações de marca históricas, tendo inclusive a marca relacionada com recordes mundiais batidos como em 2012, quando patrocinaram o piloto austríaco de pára-quedismo, Felix Baumgartner, que pulou do espaço próximo, saindo de uma cápsula de 39 km para a estratosfera e “voou” de volta para a Terra. A transmissão ao vivo do Red Bull Stratos Space Jump pelo YouTube foi assistida por 8 milhões e desde então o vídeo já foi visto mais de 44 milhões de vezes no canal oficial. O limite do marketing esportivo deles é o céu.
Com territórios bem definidos e trabalhados, a marca tem uma consistência nos seus valores disseminados para o público geral. Soma isso com a sua presença em TV, eles fazem o uso da simplicidade para deixar claro o seu universo para o público. Com um slogan chiclete e histórias curtas e divertidas, eles conseguem chamar atenção até de crianças.
Além de mostrar a sua presença, a Red Bull faz questão de vivenciar e documentar cada território que se atreve a entrar, tendo inclusive sua própria agência de mídia. Dessa forma eles mostram como são as aventuras em sua essência e que elas não vivem apenas da adrenalina, mas também tem desafios que requerem cabeça fria, estratégia e, claro, comprometimento. É o que eles fazem bem ao criar a série Until 18, para inspirar os jovens a lutar pelo emprego dos sonhos com profissionais em destaque da área da cultura e do esporte ou até no simples ato de se unir com a Magazine Luiza na Black Friday de 2020.
A Red Bull mostra como é um grande guarda-chuva e como desemboca os seus valores por diversos funis, atingindo desde as pessoas que precisam se dedicar aos estudos e trabalho, até aquela pessoa que precisa de uma aventura ou um empurrãozinho para aguentar a rotina. Eles definitivamente dão asas para as pessoas e cabe ao indivíduo pensar para onde deseja ir com elas.