Antropologia do Consumo
Antropologia do Consumo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

Pansexual Panic

Pansexual Panic
LAIS CORDEIRO NOBREGA
mai. 17 - 2 min de leitura
000

O Fato Social é superior ao indivíduo, ele impõe regras e comportamentos que são seguidos pela sociedade, é como se fosse um senso comum. Esse fato social ou construção social nos torna seres duais ou seja, equilibrar vontades individuais com essa construção social coletiva. 

Pensando em algum momento que tenho que balancear minhas vontades com esse senso comum isso ocorre toda vez que alguém me pergunta sobre minha sexualidade. Vale a observação que convivo entre grupos sociais conservadores e liberais, mas por mais que esse fato social se altere entre grupos sociais, mesmo os mais liberais possuem certos consensos. 

Porque toda essa explicação? Bom porque me identifico como pansexual, e mesmo na comunidade LGBTQIA+, essa sexualidade não existe para a maioria.  

Mesmo me reconhecendo de tal forma, algo que é inteiramente particular, sempre que explico me vejo debatendo com pessoas que são do meio (LGBTQIA+), mas não aceitam. Por fim acabo deixando as pessoas me verem como elas quiserem porque ir contra o fato social é cansativo e muitas vezes em vão. 

O que costumo fazer? Falo que sou pansexual ou bisexual se a pessoa não aceitar (literalmente falo “sou pan mas se você não aceitar, sou bi, não me importo”). 

“Ah, mas você tem que defender e se posicionar”, eu particularmente já entendi que o senso comum é muito difícil de ser mudado, isso leva tempo. Se me incomoda ter que me justificar? Sim, toda vez, por isso explico e deixo que tirem suas próprias conclusões porque afinal vivo socialmente mas meu individual é apenas meu. Eu me entendendo e basta. 

Para concluir, deixo aqui uma breve explicação sobre a pansexualidade:

De acordo com o site Zenklub e o site Uol: “Pan significa todo, total, inteiro. Ou seja, a pansexualidade é a atração por todos os gêneros – em todas as suas manifestações –, sem restrição, nem preferência, quanto à orientação sexual do outro. 

Em outras palavras, as pessoas pansexuais não têm o desejo despertado por um gênero, orientação ou identidade em específico. O interesse se dá por características, de aparência ou personalidade. Sendo assim, esse conceito vai além de um entendimento tradicional do que é desejar o outro.” (disponível em: https://zenklub.com.br/blog/amor/pansexual/


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você