Antropologia do Consumo
Antropologia do Consumo
Você procura por
  • em Publicações
  • em Grupos
  • em Usuários
loading
VOLTAR

As Técnicas (Marciais) do Corpo

As Técnicas (Marciais) do Corpo
Icaro Ferracini
nov. 3 - 2 min de leitura
000

Achei muito interessante a leitura de Marcel Mauss e essa aula do Michel Alcoforado, pois abriram meus olhos para diferenças que eu também já havia observado em jeitos de andar, de se comportar e de agir em outras pessoas mas não havia ligado isso à cultura.

Um exemplo que me veio à mente após a leitura do texto e muito associado com a classificação das técnicas do corpo em relação ao rendimento que é apresentada por Mauss é a clara diferença quando observamos praticantes de artes marciais. O corpo e os movimentos de cada atleta foram moldados com base na cultura da arte marcial que foi aprendida e praticada.

É possível, logo de cara, identificar a cultura de cada lutador quando estão caracterizados com as vestimentas típicas que simbolizam a arte e a história de sua técnica. Porém, mesmo se todos os praticantes de artes marciais estivessem utilizando a mesma roupa de treino seria possível identificar cada um deles pela posição de seus corpos na posição inicial de luta, a forma como se movem e a maneira como atacam e se defendem.

Por exemplo: quem é de kung fu utilizará suas pernas e seus longos chutes, quem é de karatê apresentará linhas retas e bem definidas, quem é de judô terá um combate próximo e levará o oponente ao chão na primeira oportunidade, e assim por diante...

Então, como citei no início, essa visão sobre a cultura internalizada em nossos corpos é muito rica se estivermos mais atentos para as sutilezas e os movimentos "comuns" ou "rotineiros" que fazemos e observamos nas pessoas, pois todo um mundo cultural pode estar ali, por trás de uma simples expressão corporal ou uma simples ação.


Denunciar publicação
    000

    Indicados para você